fbpx
l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Implante de lente intraoculares fácicas

Implante de lente intraoculares fácicas

Rotina não é uma palavra comum para quem se especializou em cirurgia refrativa. A cada dia incorporamos novos conceitos e observamos tendências que eventualmente serão incluídas na nossa semiologia ou nas nossas opções terapêuticas. Eventualmente, vivenciamos técnicas que parecem definitivas e que, com a difusão de seu uso, mostram-se pouco previsíveis ou mesmo iatrogênicas.

Há cerca de 20 anos a cirurgia refrativa é dominada pelo Excimer Laser, por ser uma tecnologia que permite atender com grande eficiência às necessidades da maior parte dos pacientes portadores de ametropias.

No momento, pelo menos aparentemente, essa modalidade terapêutica não parece ter seu domínio ameaçado.

Vivenciamos nas últimas duas décadas, paralelamente ao sucesso do Excimer Laser, uma sucessão de modelos de lentes para a correção de ametropias em fácicos. A cada desenho vislumbramos a expectativa do tratamento definitivo para as altas ametropias, ou seja, que produza boa visão sem afetar, anatômica e fisiologicamente, as estruturas intraoculares.

A Alta Miopia é uma condição clínica na qual o Excimer Laser apresenta resultados não tão satisfatórios.

De certa forma, o procedimento refrativo a laser pode ser contra-indicado em pacientes com córneas finas ou com córnea normais em que o excesso de tecido removido promoverá respostas topográficas imprevisíveis.

O processo de implantação das lentes fácicas, também conhecida como cirurgia fácica, é rápido e seguro podendo proporcionar a independência dos óculos.

A lente intraocular Cachet é uma inovação oftalmológica que possibilita a correção cirúrgica da refração para olhos míopes de grau médio a alto, proporcionando uma maneira de enxergar sem a necessidade de óculos de lente espessas ou lentes de contato, possibilitando, desta forma, uma melhor qualidade de vida.

Essa novidade consiste em procedimento cirúrgico onde através de uma microincisão (sem necessidade de suturas) é implantada uma lente dobrável e maleável na câmara anterior do olho (na frente da íris) – sem interferir com o cristalino (como acontece para a correção da catarata) e sem desgastar a córnea (o que é feito na cirurgia a laser para miopia) – através de um equipamento injetor especial que permite que ela se desdobre delicadamente sobre a face anterior da íris.

 

Como funciona a cirurgia?
Com duração de aproximadamente 30 minutos, sob anestesia tópica (através de colírio) e com o procedimento é realizado sem a necessidade de internação. É realizado em um olho por vez com intervalo de 15 dias.

 

Indicação
A cirurgia fácica com lentes CACHET pode ser uma opção terapêutica em pacientes nas seguintes condições:

  • Graduação entre -6,00 e 16,50 dioprias
  • Grau dos óculos ou lentes de contato mantido no mínimo 1 ano
  • Idade entre 21 e 49 anos
  • Profundidade da câmara anterior ocular igual ou superior a 3,2 mm (incluindo a córnea)
  • As lentes fácicas CACHET não são indicadas para os pacientes com as características a seguir:
  • Histórico de inflamação intraocular crônica
  • Pupilas com mais de 7 mm de diâmetro
  • Baxa densidade de células endoteliais corneanas
  • Astigmatismo existente ou possibilidade de astigmatismo pós-operatório maior que 2,00 dioptrias
  • Mulheres grávidas ou lactantes