fbpx
l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Olho Seco

Olho Seco

A cada vez que piscamos, nossos olhos são umedecidos por lágrimas fabricadas para essa função, ou por conjunto de glândulas situadas em volta dos olhos. Algumas pessoas não produzem lágrimas suficientes para manter os olhos úmidos. Essa doença é chamada de Olho Seco.

 

As Lágrimas
As lágrimas saem dos nossos olhos constantemente e principalmente quando choramos ou quando nossos olhos estão irritados. No entanto, as lágrimas têm uma importância muito maior do que expressar sentimentos ou uma reação orgânica. As lágrimas são responsáveis pela clareza e nitidez de nossa visão, pois mantém os olhos limpos e lubrificados. As lágrimas estão sempre sendo produzidas. No entanto, sua produção é intensificada, chegando a molhar e escorrer de nossos olhos nas situações de irritação e choro.

 

Causas
A produção de lágrimas, geralmente, diminui com a idade. O Olho Seco pode ocorrer tanto em homens como em mulheres, em qualquer idade. Embora os casos mais freqüentes sejam em mulheres, principalmente após a menopausa. O Olho Seco também está associado a problemas de artrite e boca seca. Alguns remédios também podem causar o Olho Seco. Uma vez que o uso desses medicamentos seja necessário, o efeito colateral do Olho Seco deve ser tolerado e pode ser tratado com lágrimas artificiais.

 

Tratamento
A substituição das lágrimas naturais por artificiais é a forma mais corriqueira de se tratar o Olho Seco. Lágrimas artificiais são usadas como colírios para lubrificar os olhos. Existem várias marcas de lágrimas artificiais no mercado e o seu oftalmologista pode escolher a mais adequada para o caso.

A conservação da produção das lágrimas é outra forma de se tratar o Olho Seco. Após umedecer a superfície do olho, as lágrimas entram por um pequeno furo existente em cada uma das pálpebras, o ponto lacrimal e são drenados por canal, o canalíco, para o saco lacrimal e desce para o naso lacrimal. Esses canais podem ser fechados de forma a criar um reservatório de lágrimas para que os olhos permaneçam úmidos por mais tempo. O oftalmologista é responsável por essa pequena intervenção, que tampará o ponto lacrimal temporariamente ou permanentemente.