Ceratocone

O que é Ceratocone?

Definida como uma ectasia corneana não inflamatória, degenerativa e progressiva, é caracterizada por um afinamento da porção central e inferior da córnea, seguida de protrusão e aumento da curvatura, com piora progressiva da qualidade visual. Esta patologia ocular pode evoluir rapidamente ou em outros casos levar anos para se desenvolver.

O ceratocone inicia-se geralmente na adolescência, raramente aparecendo após os 30 anos de idade. Afeta homens e mulheres em igual proporção e em geral a doença desenvolve-se assimetricamente.

Quais são as causas da doença?

Estudos recentes têm apontado que o surgimento do Ceratocone está relacionado com fatores genéticos, porém alguns comportamentos podem intensificar o aparecimento da doença, como o hábito frequente de coçar os olhos.

Quais são os tratamentos da doença?

Lentes de contato rígidas promovem uma superfície de refração uniforme, além disso, melhoram a visão em relação ao uso de óculos. O exame oftalmológico deve ser realizado com regularidade para monitorar a progressão da doença.

Quando o paciente não se adapta com as lentes e a doença continua avançando, pode ser indicado a cirurgia de implante de anel intraestromal ou anel de Ferrara. Nessa cirurgia, um anel de PMMA (polimetilmetacrilato) biocompatível (não causa rejeição) é implantado na camada média da córnea, o estroma, com o objetivo de melhorar as curvaturas corneanas e possibilitar uma melhora na adaptação das lentes e óculos. Pode-se também utilizar o auxílio do laser de Femtosegundo para criar um “túnel” no estroma, onde o anel será inserido.

Outra opção cirúrgica para o Ceratocone é o Crosslinking de colágeno, onde um laser de UVA em associação com riboflavina são aplicados na córnea, com o objetivo de forçar novas ligações químicas entre as moléculas de colágeno, possibilitando um maior enrijecimento da córnea e controle da doença. Caso o Ceratocone não tenha sido controlado com nenhuma dessas opções cirúrgicas, o transplante corneano é a última opção de tratamento.

banner-ceratocone