l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Lentes de Contato

Lentes de Contato

As lentes de contato proporcionam liberdade, qualidade de vida e cuidam da sua saúde visual, portanto procure a indicação de seu oftalmologista.

O uso das lentes de contato em casos específicos pode trazer resultados de visão melhores que os óculos, porém antes da indicação de uma lente de contato o paciente deverá estar com sua refração (medida do grau) atualizada, podem ser utilizadas para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, ceratocone entre outros problemas óticos. Seus benefícios também são estéticos, com as lentes coloridas, filtrantes e esclerais.

O paciente precisa realizar exames fundamentais como: Ceratoscopia (que faz medição da curvatura da córnea), Shirmmer (que quantifica a lágrima), B.U.T. (que qualifica a lágrima), entre outros exames que sejam necessários.

Se os exames indicarem o uso das lentes de contato, o paciente passa por uma anamnese (entrevista) com um contatólogo que avaliará a intenção de uso com as lentes de contato. Estando apto a utilizá-las, o contatólogo (profissional que faz a adaptação), apresentará os materiais existentes, formas de uso e descarte indicado.

As lentes de contato são fabricadas em materiais hidrofílicos (gelatinosos) e rígidos. Seu descarte varia em: uso diário, quinzenal, mensal ou anual. O uso de cada material e forma de descarte serão indicados pelo contatólogo com a supervisão de seu oftalmologista.

 

Processo de adaptação
Na avaliação das lentes em teste são utilizados equipamentos específicos que analisam o posicionamento e eficácia da adaptação.

Ao concluir a adaptação, o paciente receberá todas as informações necessárias para o uso das lentes, que consistem em assepsia (higiene), manuseio, colocação, remoção, cuidados, tempo de uso e consultas de revisão, sendo fundamentais para o uso saudável das lentes, com conforto e qualidade de visão, evitando assim contaminações e infecções oculares ocasionados por bactérias, fungos entre outros.

O uso de lentes de contato deve ser rigorosamente acompanhado por um oftalmologista, assim como a indicação do uso, uma vez que cada olho apresenta uma medida específica. A incidência de problemas relativos ao mau uso de lentes de contato é uma causa de irreversíveis patologias oculares, podendo levar à cegueira, infecções, úlceras de córnea, ceratites e afinamentos corneais.

A indicação e o acompanhamento constantes com um oftalmologista garantem a perfeita utilização das lentes de contato.

 

Tipos de lentes

Rígidas – PMMA São discos plásticos. Essas lentes são duráveis, de fácil manutenção, porém o período de adaptação é desconfortável. Não é permeável ao oxigênio, o que limita o tempo de uso. Indicada em alguns casos.
Rígidas – Gás Permeáveis Feitas de um plástico que permite a passagem de oxigênio para o olho através do material, sem absorver água. É mais confortável que a PMMA e menos que gelatinosa.

Gelatinosas

 

São as mais fáceis de usar e completamente flexíveis, porém não são indicadas em alguns casos, como em um algo grau de astigmatismo ou para quem sofre de ceratocone.

Cadastre-se e receba nosso material informativo e tire suas dúvidas sobre Ceratocone