Lentes de Contato
As lentes de contato proporcionam liberdade, qualidade de vida e cuidam da sua saúde visual. Para alguns pacientes, o uso de lentes é importante para a prática de esportes e, para outros, as lentes de contato podem proporcionar qualidade visual superior aos óculos. Elas podem corrigir os diferentes erros refrativos como a miopia, hipermetropia e astigmatismo e são ótimas para pacientes portadores de doenças ectásicas da córnea, como o Ceratocone, por exemplo. Seus benefícios também são estéticos para aqueles pacientes que não gostam de usar óculos.
Para iniciar o uso das lentes, o paciente deve agendar uma consulta de rotina e realizar um check-up completo da saúde visual. O oftalmologista irá prescrever o grau necessário para a confecção dos óculos ou então das lentes de contato.
Exames diagnósticos de doenças oculares devem ser realizados, como a Topografia Corneana (avalia as curvaturas da córnea), Teste de Schirmer (quantifica a produção lacrimal) e demais exames para investigar patologias oculares.
Caso o paciente seja um candidato ao uso das lentes de contato, este será então encaminhado ao Setor de lentes de contato, onde o contatólogo fará a adaptação das lentes, apresentando as possibilidades de materiais existentes, formas de uso, cuidados a serem tomados, hábitos de limpeza e assepsia, manuseio, colocação e remoção das lentes, orientações em relação ao tempo de uso e descarte indicado.
O acompanhamento do uso das lentes deve ser realizado de maneira periódica, visto que a incidência de problemas relativos ao mau uso de lentes de contato é causa de irreversíveis patologias oculares, podendo levar à cegueira, infecções, úlceras de córnea, ceratites e afinamentos corneais.
As lentes de contato são fabricadas em materiais hidrofílicos (gelatinosos) e rígidos. Seu descarte varia em uso diário, quinzenal, mensal ou anual. O uso de cada material e forma de descarte serão indicados pelo contatólogo com a supervisão de seu oftalmologista.
Tipos de lentes
Rígidas – PMMA | São discos plásticos. Essas lentes são duráveis, de fácil manutenção, porém o período de adaptação é desconfortável. Não é permeável ao oxigênio, o que limita o tempo de uso. Indicada em alguns casos. |
Rígidas – Gás Permeáveis | Feitas de um plástico que permite a passagem de oxigênio para o olho através do material, sem absorver água. É mais confortável que a PMMA e menos que gelatinosa. |
Gelatinosas
|
São as mais fáceis de usar e completamente flexíveis, porém não são indicadas em alguns casos, como em um algo grau de astigmatismo ou para quem sofre de ceratocone. |