Deslocamento de Retina

Deslocamento de retina

A Retina é a camada mais interna do olho sensível à luz e funciona como um filme fotográfico, captando as imagens e passando-as para o nervo óptico, que então as transmite ao cérebro. O Descolamento de Retina é um problema sério nos olhos, que pode ocorrer em qualquer idade e que, se não tratado, pode provocar cegueira irreversível.

Causas e Sintomas
A maior parte dos problemas de Descolamento de Retina é provocada por pequenos buracos na retina. Esses buracos podem ser provocados por uma retração do vítreo, substância gelatinosa que preenche o globo ocular.

Essa retração de vítreo pode ocorrer devido ao processo natural de envelhecimento, que normalmente não provoca danos à retina. No entanto, inflamações, ferimentos ou crescimento anormal do olho podem também provocar a retração e, nesse caso, representa um risco à sua visão. O diabetes é outra causa de descolamento.

O Descolamento de Retina, nos seus estágios iniciais, provoca pequenas alterações na visão periférica, como o surgimento de sombras escuras, que podem progredir em menos de 24 horas.

Com o agravamento da doença, o Descolamento de Retina irá provocar o embaçamento da visão central, e pode resultar em significativa perda visual, a menos que seja tratado o mais rápido possível.

Diagnóstico
Um Descolamento de Retina só pode ser diagnosticado pela observação da parte interna do olho. No entanto, quando notado algum sintoma de descolamento, você deve procurar um oftalmologista o mais rápido possível. O oftalmologista analisa o interior do olho com o auxílio de aparelhagem especial, como o oftalmoscópio, lentes de contato e ultrassonografia ocular.

Tratamento
Se houver ruptura de retina, mais ainda não houve o Descolamento, esse pode ser evitado com um tratamento imediato, através de fotocoagulação retiniana com Laser.

No entanto, quando se dá o Descolamento, este pode ser revertido com o tratamento cirúrgico. Há diversos procedimentos cirúrgicos para se reverter o Descolamento. O mais apropriado será determinado dependendo da gravidade do quadro e do julgamento do oftalmologista.

Em casos mais complexos de Descolamento de Retina, será necessário usar a técnica chamada vitrectomia. Essa operação consiste em remover a parte contraída do vítreo para fora do olho. Quando necessário, o vítreo retirado será substituído por solução balanceada apropriada preenchendo a cavidade ocular.