DMRI

A mácula é o ponto da retina sobre o qual os raios de luz se encontram, uma vez focados pela córnea. A retina recebe as imagens como um filme fotográfico (sensível à luz). Se a mácula está danificada, a parte central de uma imagem aparecerá borrada. Em volta não haverá problemas, porque a Degeneração Macular não afeta a visão periférica. Também não provoca cegueira total, mas pode impedir a leitura.

Causas e Sintomas
A forma mais comum de Degeneração Macular é aquela que se relaciona com a idade (DMRI), e que possui duas formas: seca e exsudativa.

A Degeneração Macular causa diferentes sintomas das pessoas. Algumas vezes, apenas um olho perde a visão central, enquanto o outro continua a enxergar bem por muitos anos. Os sintomas iniciais são as distorções das imagens (linhas tortas).

Diagnóstico
Muitos pacientes não percebem a DMRI até que a visão borrada se torne muito séria. No entanto, seu oftalmologista pode detectar a doença em seus estágios iniciais. Ele examinará a mácula de forma cuidadosa, através de um aparelho chamado oftalmoscópio. Outros exames também podem ser necessários, como a angiofluoresceinografia e tomografia da mácula (OCT). Degeneração Macular pode ser diagnosticada pelo oftalmologista nos exames periódicos que devem fazer parte do cuidado com a sua saúde. O diagnóstico precoce é muito importante e pode ajudar bastante no tratamento. Se em sua família há histórico de problemas na retina, sua atenção deve ser redobrada.

Tratamento
Uma pessoa com Degeneração Macular pode ser ajudada. Atualmente, já é possível tratar a DMRI exsudativa com medicamentos chamados de antiangiogênicos.