fbpx
l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Erros de Refração

Erros de Refração

As alterações no formato dos olhos afetam a maneira como o olho direciona a luz para focá-la na retina, essas condições são chamadas de erros de refração, que podem ocorrer em níveis baixos, quase sem prejudicar a visão. Porém quando acontecem níveis mais altos, podem acarretar diversos problemas nos olhos. Conheça a seguir os tipos de erros de refração.

Miopia
Definição e causas
É a incapacidade de enxergar á distância com clareza, ou seja, enxergar longe. Normalmente, ocorre devido à presença de um globo ocular muito comprido.

Dessa maneira, as imagens dos objetos localizados à distância, convergem para um ponto focal antes de alcançar a retina e formam-se de maneira borrada, produzindo baixa visual que será proporcional à gravidade do problema.

 

Tratamento
Normalmente é tratada com óculos de grau ou com lentes de contato.

As lentes corretivas não curam ou mesmo revertem a miopia, mas, sim, compensam o erro de refração, fazendo então o correto foco para a retina.

Há alguns casos, em que a cirurgia ou tratamento a laser podem ser recomendados. O Laser é aplicado de forma a modificar o formato da córnea.

A estabilidade e os efeitos a longo prazo da intervenção cirúrgica já são bem conhecidos. A maioria dos que fazem a operação sentem-se satisfeitos com a melhora da visão.

 

Hipermetropia
Definição e causas

Dificuldade para enxergar de perto, é o contrário da miopia, ou seja, a imagem dos objetos é focada atrás da retina, nesse caso o globo ocular é menor do que o normal. Essa diferença de tamanho torna difícil a focalização de objetos próximos na retina.

É bastante comum que crianças tenham Hipermetropia. Porém, com o crescimento dos olhos, ela pode desaparecer. Algumas vezes, está associada ao estrabismo, uma vez que os músculos dos olhos tem que se contrair para ver de perto.

Sintomas não visuais, como dores de cabeça ou falta de interesse em leituras ou no estudo, podem ser um aviso de Hipermetropia. Grande número dos casos de Hipermetropia são congênitos.

 

Tratamento
A Hipermetropia é corrigida com óculos de grau, lentes de contato, ou cirurgia refrativa.

 

Astigmatismo
Dificuldade para enxergar de longe e/ou de perto, conforme se associe à miopia ou à hipermetropia. O astigmatismo é uma deformidade na curvatura da córnea, causando o foco de uma imagem em um eixo mais próximo e o outro em um eixo mais distante da retina.

Para uma visão sem distorções, a córnea deve ser curvada igualmente em todas as direções. Quando um indivíduo tem Astigmatismo, significa que sua córnea é mais curvada para uma direção do que para outra. O Astigmatismo distorce e torna nublada a visão a qualquer distância. Grande número de casos de Astigmatismo é congênito, e não se modificam durante a vida. É menor o número de casos de Astigmatismo adquirido.

 

Presbiopia
Dificuldade para enxergar de perto, devido à idade (vista cansada).