Erros de Refração

O que são Erros Refrativos?

As alterações no formato e tamanho dos olhos afetam a maneira como o olho direciona a luz para focá-la na retina. Olhos que apresentam formatos e tamanhos diferentes da média normal apresentam erros de refração ou erros refrativos. Conheça a seguir os principais tipos:

Miopia – olhos com comprimento axial maiores (olhos mais compridos que a média normal da população), onde a imagem é focada antes da retina, formam-se de maneira borrada, produzindo baixa visual que será proporcional à gravidade do problema. É a incapacidade de enxergar à distância com clareza, ou seja, objetos que estão localizados longe do paciente são percebidos de maneira borrada, sem definição.

Hipermetropia – olhos com comprimento axial menores (olhos mais curtos que a média normal da população), onde a imagem é focada depois da retina. É a incapacidade de enxergar bem de perto.

É bastante comum que crianças tenham Hipermetropia. Porém, com o crescimento dos olhos, ela pode desaparecer. Algumas vezes pode estar associada ao estrabismo. Sintomas não visuais, como dores de cabeça ou falta de interesse em leituras ou no estudo pelas crianças, podem ser um indicativo de Hipermetropia.

Astigmatismo – Alterações nas curvaturas da córnea causam o Astigmatismo, onde as imagens são focadas em diferentes posições da retina ao mesmo tempo, formando imagens borradas, tanto de perto, quanto de longe.

Presbiopia – Distúrbio visual que geralmente ocorre após os 40 anos. Através da perda de elasticidade e capacidade de acomodação do cristalino, o paciente começa a perceber dificuldades em focar objetos próximos, precisando afastá-los cada vez mais dos olhos. Devido esse comportamento, a doença é conhecida como doença do “braço curto” ou vista cansada.

Quais são as causas da doença?

As causas dos erros refrativos (Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo) são alterações no formato da córnea e no tamanho dos olhos. A Presbiopia tem como causa o processo natural de envelhecimento do cristalino, que também contribui para a visualização dos objetos localizados próximos aos olhos.

Quais são os tratamentos da doença?

Os diferentes erros refrativos podem ser corrigidos com óculos e lentes de contato, porém não curam a doença e o paciente terá que utilizar essas correções no seu dia-a-dia. Caso o paciente queira se livrar dos óculos e/ou das lentes de contato definitivamente, a cirurgia refrativa pode ser uma solução.