Estrabismo
O que é Estrabismo?
O Estrabismo é um desalinhamento dos olhos, fruto do desbalanceamento das forças musculares dos músculos extrínsecos oculares (MEO), que posicionam os olhos de forma centralizada na cavidade ocular. Existem seis músculos responsáveis pelo movimento dos olhos e para que haja o correto posicionamento dos olhos em um objeto, todos os músculos devem funcionar de forma harmônica, sinérgica e com sincronismo. Quando isso não acontece, um dos olhos pode ficar desalinhado, ocorrendo o Estrabismo.
Quando um dos olhos está desviado, a visão de profundidade do paciente é prejudicada, visto que para a visão 3D acontecer, é necessário que o posicionamento ocular seja alinhado. Algumas crianças estrábicas tendem a virar ou inclinar a cabeça de forma específica para que possam usar os dois olhos juntos, hábito que pode levar a outras patologias, como o torcicolo e as posições viciosas de cabeça.
Muitas vezes, os pais acreditam que o Estrabismo irá desaparecer com o avanço da idade da criança: Errado! O Estrabismo necessita de tratamento. Quando surgir a suspeita de olhos desviados, a criança deve ser levada a um oftalmologista especialista em Estrabismo para que se determine a causa e o tratamento adequados. Lembrado sempre que mesmo na ausência de qualquer sintoma, toda criança deve ter seu desenvolvimento visual acompanhado anualmente por um Oftalmologista especializado.
Porém o estrabismo não acontece apenas com as crianças. Adultos também podem apresentar desalinhamento ocular, o que geralmente pode estar associado com visão dupla e patologias sistêmicas.
Quais são as causas da doença?
O desbalanço muscular pode ser fruto de graus elevados de hipermetropia (geralmente em crianças), paralisias ou restrições musculares, ambliopia, diabetes descompensado, esclerose múltipla, paralisias de nervos, tumores, meningite, encefalite e doenças neurológicas (AVC, paralisia cerebral, traumas).
Quais são os tratamentos da doença?
O objetivo do tratamento na infância é preservar a possibilidade do desenvolvimento completo da visão dos dois olhos, realinhar os olhos e restaurar a visão binocular. O tipo de tratamento dependerá da exata causa do desalinhamento dos olhos. Após um detalhado exame, que inclui também a análise da parte interna dos olhos, o oftalmologista poderá recomendar o tratamento adequado, óptico, médico ou cirúrgico.
O principal tratamento na infância é a oclusão do olho alinhado. Algumas vezes, no entanto, é necessária uma intervenção cirúrgica de modo a ajustar a tensão dos músculos e endireitar os olhos. Exercícios oculares (ortóptica) podem ser também recomendados prescritos.
O tratamento do Estrabismo é mais eficaz quanto mais cedo for iniciado. Não existe forma de prevenir o Estrabismo, mas o desalinhamento dos olhos pode ser corrigido e a perda da visão evitada.
Na idade adulta, os casos de Estrabismo devem ser investigados e tratados segundo sua etiologia. Geralmente o Oftalmologista trabalha em parceria com o Neurologista e o Endócrino, para diagnosticarem com precisão a causa da doença e determinar o melhor tratamento. A Cirurgia em adultos é um tratamento estético, visto que o desenvolvimento visual e a plasticidade da visão só ocorrem na infância.