fbpx
l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Estrabismo

Estrabismo

O Estrabismo é um desalinhamento dos olhos. Apesar de ser um estado frequente em crianças, já que 4% delas têm esse problema, pode ser permanente ou aparecer em determinadas situações e é causado pela ação dos músculos dos olhos, interferindo na acuidade visual e na visão de profundidade.

 

Causas e Sintomas
Existem seis músculos responsáveis pelo movimento dos olhos. Em cada olho, dois músculos o movem para a direita e para a esquerda e quatro o movem para cima e para baixo. Controlam também os movimentos de inclinação.

Para que haja o correto foco dos olhos em um objeto, os dois conjuntos de músculos devem funcionar juntos e correspondentemente. Quando isso não acontece e os olhos ficam desalinhados, ocorre o Estrabismo.

A ausência de sentido de profundidade também acontece. Algumas crianças tendem a virar ou inclinar a cabeça de forma específica para que possam usar os dois olhos juntos. Muitas vezes, os pais pensam que a criança pode crescer normalmente com o Estrabismo e que isso será curado com o tempo. Errado. O Estrabismo necessita de tratamento. Quando surgir a suspeita de olhos trocados ou tortos, a criança deve ser levada a um oftalmologista para que se determine a causa e o tratamento adequado.

Ainda que não se perceba nenhuma alteração, a criança deve ser examinada em torno dos 3 anos a 3 anos e meio. E não aguardar até os 6 ou 7 anos, quando ingressa no Ensino Fundamental.

 

Tratamento
O objetivo do tratamento é preservar a visão, endireitar os olhos e restaurar a visão binocular. O tipo de tratamento dependerá da exata causa do desalinhamento dos olhos. Após um detalhado exame que inclui também a análise da parte interna dos olhos, o oftalmologista poderá recomendar o tratamento adequado, óptico, médico ou cirúrgico.

Pode-se cobrir o olho bom, para forçar o olho torto a focar corretamente os objetos. Algumas vezes, no entanto, é necessária uma intervenção cirúrgica de modo a ajustar a tensão dos músculos e endireitar os olhos. Exercícios oculares (ortóptica) podem ser também recomendados, principalmente para crianças de certa idade e mesmo para adultos.

 

Exames Oculares
O tratamento do Estrabismo é mais eficaz quanto mais cedo for iniciado. Não existe forma de prevenir o Estrabismo, mas o desalinhamento dos olhos pode ser corrigido e a perda da visão evitada. Toda criança deve ser examinada por um oftalmologista logo que possível. Nunca é cedo para um exame oftalmológico pediátrico. Um exame realizado em um bebê pode indicar problemas oculares e mesmo disfunções neurológicas que, no tempo certo, serão tratadas.