Moscas Volantes

O que são Moscas Volantes?

Podemos definir as moscas volantes como sensações visuais de pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. Percebidas mais facilmente durante a leitura ou quando se olha fixamente para uma parede branca. A denominação moscas volantes vem do latim, pois há mais de dois mil anos, na Roma antiga, as pessoas já usavam a expressão “muscae volitantes” para descrever essa alteração oftalmológica.

Quais são as causas da doença?

Com o processo natural de envelhecimento ocular, o vítreo – fluido gelatinoso que preenche a câmara posterior dos olhos – contrai-se, podendo se separar da retina em alguns pontos, sem que isto cause obrigatoriamente danos à visão. As moscas volantes são proteínas ou minúsculas partículas de vítreo condensado, formadas quando o vítreo se solta da retina. Embora pareçam estar na frente do olho, na realidade, elas estão flutuando no vítreo. Nem sempre as moscas volantes interferem na visão. Mas, quando passam pela linha central, bloqueiam a luz e lançam sombras na retina, provocando as sensações de moscas voando.

As moscas volantes ocorrem com maior frequência após os 45 anos, entre as pessoas que apresentam alta miopia, as que se submeteram à cirurgia de catarata ou ao tratamento YAG Laser e também entre as que sofreram quadros inflamatórios.

As roturas de retina (rasgos no tecido retiniano) também podem causar moscas volantes. Para que seu médico oftalmologista consiga realizar o diagnostico entre alterações do vítreo ou roturas, é importante buscar atendimento médico assim que perceber essas alterações visuais.

Quais são os tratamentos da doença?

Se as moscas volantes são relacionadas com alterações do vítreo, com o passar do tempo elas tendem a diminuir e não há tratamento específico. Mas, se as moscas volantes forem um sintoma de rasgo na retina, o mesmo deve ser selado com laser, a fim de evitar que eles provoquem o descolamento da retina, levando a quadros mais graves.