Pterigio
O que é Pterígio?
É uma pequena membrana vascularizada e avermelhada que cresce sobre a conjuntiva e vai em direção à córnea, podendo invadir a sua superfície. Com bastante frequência provoca irritação, vermelhidão, ardor, coceira e sensação de cisco no olho, além de muita sensibilidade à luminosidade.
Quais são as causas da doença?
O Pterígio pode ser provocado por fatores hereditários ou ambientais e tem maior incidência em regiões tropicais, onde o clima é mais seco e quente. O pterígio ocorre em pessoas que passam bastante tempo ao ar livre, com vento, principalmente durante o verão e com exposição prolongada ao sol, sobretudo aos raios ultravioletas (UVA e UVB). Ambientes com poeira e o ressecamento dos olhos também favorecem o surgimento do pterígio. A areia, poeira, fumaça e produtos químicos também podem acarretar episódios de inflamação do pterígio.
Quais são os tratamentos da doença?
No início da doença, o tratamento pode ser clínico. É importante o acompanhamento oftalmológico onde o médico orienta a necessidade da proteção adequada dos olhos, como uso de óculos escuros e/ou lágrimas artificiais para evitar o ressecamento. O uso de colírios vasoconstritores e corticoides podem ser prescritos.
Para os casos mais avançados da doença, em que os sintomas tornam-se mais frequentes e a membrana do pterígio avança sobre a córnea a cirurgia pode ser indicada. Ela consiste em um pequeno procedimento cirúrgico onde o pterígio é removido e um enxerto de conjuntiva é adicionado ao local da lesão.