Retinopatia Diabética

O que é Retinopatia Diabética?

A Retinopatia Diabética é uma doença da retina em consequência ao Diabetes Mellitus sistêmico mal controlado. Os vasos sanguíneos da retina sofrem com o aumento da glicose circulante e sangram com facilidade, causando microaneurismas (dilatações vasculares), pequenas hemorragias e isquemias retinianas (falta de oxigênio por obstrução de vasos). Pode ocorrer também o inchaço da retina (edema de mácula) e formação de neovasos, que podem sangrar muito. Em casos mais avançados da doença existe o risco de descolamento de retina, hemorragias vítreas importantes e o desenvolvimento de glaucoma neovascular. Caso a doença não seja tratada adequadamente, o paciente pode perder a visão. A Retinopatia Diabética deve ser acompanhada pelo oftalmologista especializado em retina, com exames de fundo de olho (Mapeamento de Retina, Retinografia, Angiofluoresceinografia e OCT).

Existem duas formas pelas quais a doença se manifesta: exsudativa e proliferativa. Em ambos os casos, a retinopatia pode levar a uma perda parcial ou total da visão. A Retinopatia Diabética Exsudativa ou Não-Proliferativa é a forma mais branda da doença, caracterizada pelas hemorragias e edemas na mácula, levando à diminuição da visão. Já a Retinopatia Diabética Proliferativa surge quando a doença dos vasos sanguíneos da retina progride, o que ocasiona a proliferação de novos vasos anormais que são chamados “neovasos”. Estes novos vasos são extremamente frágeis e sangram com facilidade. A proliferação dos neovasos também pode causar cegueira em consequência de um descolamento de retina.

Quais são as causas da doença?

O Diabetes Mellitus mal controlado é o fator desencadeante dessa doença, pois a permanência dos níveis elevados de glicose sanguínea circulante afetam diretamente os vasos sanguíneos, fazendo com que fiquem mais estreitos, suas paredes mais enfraquecidas e mais propensas a rompimentos e microaneurismas. As hemorragias e isquemias da circulação são responsáveis por todas as consequências da doença para a retina humana.

Quais são os tratamentos da doença?

O controle do Diabetes é essencial ao tratamento da Retinopatia, porém o paciente pode necessitar de procedimentos como a Fotocoagulação a laser, para reduzir os sangramentos. Em casos de descolamento de retina e hemorragias vítreas importantes, a Vitrectomia Via Pars Plana (VVPP) pode ser indicada. Ela consiste em retirar o humor vítreo contendo sangue ou membranas com tração vítreo-retina e preencher a cavidade com ar, gás ou óleo que ajudam no reposicionamento da retina.