Retinopatia Hipertensiva

O que é Retinopatia Hipertensiva?

Assim como o Diabetes, a Retinopatia Hipertensiva também afeta o sistema circulatório retiniano. A hipertensão arterial causa o enrijecimento das artérias e o estreitamento dos vasos, reduzindo o aporte sanguíneo. A retina, sendo um tecido que necessita de altos teores de oxigênio para a sua manutenção, é suscetível a danos devido à baixa oxigenação, que pode levar à morte celular e consequente baixa visual progressiva. Com o avançar da doença, lesões nas paredes dos vasos podem resultar no vazamento de fluidos e sangue, provocando tortuosidade vascular, cruzamentos arteriovenosos patológicos, arteriosclerose, hemorragias superficiais em forma de chama de vela, isquemias retinianas, formação de exsudatos duros amarelados e edema de disco óptico.

Quais são as causas da doença?

A pressão arterial sistêmica elevada e persistente é a causa primordial dessa doença, que leva à diminuição do calibre dos vasos (vasoconstrição), perda da barreira hematorretiniana, extravasamento de plasma e sangue, exsudatos duros, levando a tromboses, arteriosclerose e isquemias. Dependendo da gravidade do caso, a doença cursa para a cegueira.

Quais são os tratamentos da doença?

O melhor tratamento para essa doença ainda é a prevenção e o controle da hipertensão arterial. Com a normalização dos níveis pressóricos, as alterações vasculares retinianas tendem a desaparecer. Fotocoagulação a laser e Vitrectomia Via Pars Plana (VVPP) podem ser indicados dependendo da gravidade do caso.