Toxoplasmose

Taxoplasmose

O que é Toxoplasmose?

A Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, não contagiosa, causada pela infecção de um protozoário – Toxoplasma gondii. No olho, a doença provoca a uveíte, inflamação da úvea, levando a lesões de coriorretinite, ou cicatrizes necrosantes, com perda de visão na região afetada. Essas cicatrizes podem estar localizadas na retina periférica ou na retina central. Nos casos onde as cicatrizes se formam na mácula, região central da retina, a sequela visual é maior. Há também casos de toxoplasmose congênita, onde a mãe infectada transmite a doença ao bebê.

Quais são as causas da doença?

A doença é causada pela infecção provocada por um protozoário da espécie Toxoplasma gondii. Geralmente esse protozoário é encontrado nas fezes de gatos e pode ser transmitido aos humanos através da ingesta de água e/ou alimentos contaminados. A Toxoplasmose pode ser transmitida também da mãe infectada para o feto durante a gestação, através de transfusões de sangue e transplante de órgãos, caso estejam infectados.

Quais são os tratamentos da doença?

A fase inicial e aguda da doença pode ser controlada com medicamentos corticoides e antibióticos de uso tópico e oral. Existem casos que mesmo após o controle da fase aguda, após anos, a doença pode se manifestar novamente (recidivas), pois o protozoário continua silenciado no organismo do paciente, manifestando a doença em situações de baixa de imunidade. Em casos mais graves, descolamento de retina pode ser uma complicação importante da doença, sendo necessária a cirurgia. Há descrições na literatura de complicações como papilite, aumento da pressão intraocular, catarata e atrofia óptica. O diagnóstico da doença é realizado pelo oftalmologista através do exame de fundo do olho, Angiofluoresceinografia, OCT e Ultrassonografia ocular, porém exames complementares de sangue, com sorologia para o protozoário são essenciais.

Para os casos de recém-nascidos, o início do tratamento mais precoce ajuda no prognóstico da doença, porém essas crianças também podem apresentar lesões cerebrais. A mãe, durante a gravidez, deve ser tratada com medicações que diminuem as chances de sequelas ao bebê.