Uveíte

O olho é formado por três camadas que envolvem a sua cavidade central. A camada mais externa é chamada esclera (a parte branca do olho). A camada mais interna é a retina (que é sensível à luz e transmite as imagens ao nervo óptico). A camada do meio é chamada úvea, do grego, uva. Tem esse nome por assemelhar-se a uma uva descascada. A úvea possui muitos vasos sanguíneos e é responsável pela nutrição do olho. Quando a úvea sofre uma inflamação diz-se que há uma Uveíte. Uma vez que a úvea está em contato com muitas partes importantes do olho, sua inflamação pode provocar problemas na córnea, na retina ou na esclera. É, portanto, um grande risco para a sua visão.

Sintomas e Diagnósticos
Sensibilidade à luz, visão nublada, olhos vermelhos e dor são alguns dos sintomas da Uveíte, e muitas vezes o paciente confunde com sintomas de Conjuntivite. Um exame cuidadoso dos olhos, feito por um oftalmologista é de fundamental importância quando alguns desses sintomas forem sentidos. A Uveíte pode causar a Cegueira. O oftalmologista fará um exame da parte interna do olho com o auxílio de vários aparelhos. Exames clínicos poderão ser requisitados.

Causas
A uveíte pode ser provocada por diversos fatores. Advêm de vírus, fungos ou parasitas. A causa pode mesmo nem ser determinada. A uveíte pode também estar relacionada com algumas doenças (como a artrite, por exemplo) ou como consequência de algum trauma no olho.

Tratamento
Tratamento imediato deve ser efetuado para evitar complicações. Colírios à base de corticoide e dilatadores de pupilas especiais são prescritos para reduzir a inflamação. Para inflamações mais profundas, medicamentos orais ou injeções poderão ser recomendados. Em casos extremos, até mesmo uma cirurgia poderá ser recomendada.