Tomografia de Coerência de Óptica (OCT)

Tomografia de Coerência de Óptica

Tomografia de Coerência de Óptica (OCT)

Tomografia de Coerência de Óptica

Mais conhecido como OCT, este exame utiliza luz de baixa coerência para capturar imagens da retina e do nervo óptico, em alta resolução, permitindo a realização de cortes transversais da retina (segmento posterior), possibilitando detectar sinais microscópicos de alterações precoces, além de alterações anatômicas coroido-retinianas na profundidade da retina.

É indicada principalmente para pacientes com retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, oclusão vascular retiniana, edema de mácula, maculopatia serosa central, doenças inflamatórias ou infecciosas coriorretinianas, distrofias de retina, traumatismo de retina, degeneração macular relacionada à idade, descolamento de retina (antes e depois da cirurgia). É um exame essencial no acompanhamento das doenças e análises comparativas. Este exame também pode ser solicitado nos seguintes casos: glaucoma, edema de papila (papiledema), processo inflamatório do nervo óptico (neurite óptica), pseudopapiledema (drusas de papila), tumores do disco óptico (benignos, como melanocitoma, e malignos, como melanoma; infiltração linfomatosa ou leucêmica do disco óptico e tumores metastáticos para o nervo óptico). No OCT todas as camadas da retina podem ser estudadas com detalhe, evidenciando hemorragias, acúmulos de líquidos, membranas e descolamentos, além de gerar mapas comparativos do paciente em relação a um conjunto de dados da população normal com mesma idade.

Tomografia de Coerência de Óptica

Exemplo de um exame de OCT de um olho normal, sem alterações.