fbpx
l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Oftalmologia RPL

Cirurgia a laser para miopia: entenda tudo sobre ela

A cirurgia a laser para miopia é um processo bastante seguro e que traz mais qualidade de vida a quem precisa.
A miopia é um erro refrativo na visão que causa dificuldades para enxergar de longe. Ela ocorre devido a uma deficiência no formato do olho – uma pessoa sem miopia costuma ter o formato do globo ocular arredondado, enquanto portadores de miopia possuem um alongamento maior no globo ocular.
Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou em 2018 que a miopia está em crescimento no mundo todo, com avanço maior no Brasil. Oftalmologistas discutem as mudanças nos hábitos das pessoas para justificar esse aumento, como o uso de telas eletrônicas muito próximas aos olhos desde tenra idade.

A busca por mais qualidade de vida e o abandono dos óculos são os principais fatores para a procura da cirurgia a laser para miopia.

A evolução da cirurgia a laser para miopia

Quando começaram a ser realizadas, nos anos 70, as cirurgias continham procedimentos de corte na córnea com uma lâmina. Mas atualmente, o processo é bastante moderno e minimamente invasivo. Com auxílio de um laser, o médico modela a córnea, tornando-a mais plana. Desta forma, a imagem se forma exatamente sobre a retina. É um procedimento mais preciso e muito menos doloroso.

Técnicas para correção de miopia

Existem algumas técnicas diferentes para a realização da cirurgia a laser para miopia:

Lasik – trata-se do método mais utilizado, que corrige diversos problemas. A cirurgia é realizada com um pequeno corte na membrana do olho. Em seguida, o laser é utilizado para corrigir a córnea;

PRK – nesta opção não é feito corte no olho e, portanto, é mais indicada para pacientes que têm a córnea muito fina, para quem o laser não é indicado;

Lentes de contato implantadas – indicadas para pacientes que tenham grau de miopia muito elevado (acima de 9). Nesta opção, uma lente de contato permanente é colocada no olho, entre a córnea e a íris, com a função de corrigir a imagem gerada na visão do paciente.

Quantos graus são necessários para que a cirurgia seja indicada?

A técnica Lasik, mais usual para a maioria das pessoas, é indicada para pacientes que possuem entre 4 e 9 graus de miopia. Mas apenas um oftalmologista poderá avaliar, além do grau, a curvatura e a espessura da córnea para indicar a melhor técnica.

Qual é a idade indicada para a cirurgia?

A cirurgia a laser para miopia é, normalmente, realizada em pacientes que apresentam estabilidade no grau de miopia e que não tenham problemas mais graves nos olhos.

Pessoas com glaucoma e catarata, por exemplo, não podem realizar a cirurgia para miopia a laser. Essa estabilidade é encontrada em indivíduos jovens adultos, maiores de 18 anos.

Quanto tempo leva a recuperação?

Em geral, a cirurgia a laser para miopia é realizada em, no máximo, 30 minutos, dependendo do caso. De igual forma, a recuperação bem rápida e com o mínimo de desconforto. Nos relatos mais comuns entre os pacientes, há leve sensação de cisco nos olhos, lacrimejar e ardência.

Com os cuidados corretos e o uso dos colírios indicados no pós-cirúrgico, os sintomas costumam diminuir muito em algumas horas, desaparecendo completamente no dia seguinte.