Cirurgia a laser para miopia: entenda tudo sobre ela
A cirurgia a laser para miopia é um processo bastante seguro e que traz mais qualidade de vida a quem precisa.
A miopia é um erro refrativo na visão que causa dificuldades para enxergar de longe. Ela ocorre devido a uma deficiência no formato do olho – uma pessoa sem miopia costuma ter o formato do globo ocular arredondado, enquanto portadores de miopia possuem um alongamento maior no globo ocular.
Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou em 2018 que a miopia está em crescimento no mundo todo, com avanço maior no Brasil. Oftalmologistas discutem as mudanças nos hábitos das pessoas para justificar esse aumento, como o uso de telas eletrônicas muito próximas aos olhos desde tenra idade.
A busca por mais qualidade de vida e o abandono dos óculos são os principais fatores para a procura da cirurgia a laser para miopia.
A evolução da cirurgia a laser para miopia
Quando começaram a ser realizadas, nos anos 70, as cirurgias continham procedimentos de corte na córnea com uma lâmina. Mas atualmente, o processo é bastante moderno e minimamente invasivo. Com auxílio de um laser, o médico modela a córnea, tornando-a mais plana. Desta forma, a imagem se forma exatamente sobre a retina. É um procedimento mais preciso e muito menos doloroso.
Técnicas para correção de miopia
Existem algumas técnicas diferentes para a realização da cirurgia a laser para miopia:
Lasik – trata-se do método mais utilizado, que corrige diversos problemas. A cirurgia é realizada com um pequeno corte na membrana do olho. Em seguida, o laser é utilizado para corrigir a córnea;
PRK – nesta opção não é feito corte no olho e, portanto, é mais indicada para pacientes que têm a córnea muito fina, para quem o laser não é indicado;
Lentes de contato implantadas – indicadas para pacientes que tenham grau de miopia muito elevado (acima de 9). Nesta opção, uma lente de contato permanente é colocada no olho, entre a córnea e a íris, com a função de corrigir a imagem gerada na visão do paciente.
Quantos graus são necessários para que a cirurgia seja indicada?
A técnica Lasik, mais usual para a maioria das pessoas, é indicada para pacientes que possuem entre 4 e 9 graus de miopia. Mas apenas um oftalmologista poderá avaliar, além do grau, a curvatura e a espessura da córnea para indicar a melhor técnica.
Qual é a idade indicada para a cirurgia?
A cirurgia a laser para miopia é, normalmente, realizada em pacientes que apresentam estabilidade no grau de miopia e que não tenham problemas mais graves nos olhos.
Pessoas com glaucoma e catarata, por exemplo, não podem realizar a cirurgia para miopia a laser. Essa estabilidade é encontrada em indivíduos jovens adultos, maiores de 18 anos.
Quanto tempo leva a recuperação?
Em geral, a cirurgia a laser para miopia é realizada em, no máximo, 30 minutos, dependendo do caso. De igual forma, a recuperação bem rápida e com o mínimo de desconforto. Nos relatos mais comuns entre os pacientes, há leve sensação de cisco nos olhos, lacrimejar e ardência.
Com os cuidados corretos e o uso dos colírios indicados no pós-cirúrgico, os sintomas costumam diminuir muito em algumas horas, desaparecendo completamente no dia seguinte.