O Câncer de Mama e os Olhos
Entenda a relação entre o câncer de mama e os olhos
Outubro Rosa é um Movimento Internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e foi criado em 1990 com o objetivo de divulgar e compartilhar informações sobre a doença, estimular a procura por exames diagnósticos e incentivar o autoexame para contribuir com a queda de mortalidade.
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. É raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), estimam-se 66.280 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres.
Os olhos também precisam de cuidado nos casos de diagnóstico de câncer na mama, pois este é o câncer primário que produz metástase ocular com maior frequência em mulheres. A maioria das metástases intraoculares envolve a coroide, entretanto, também podem comprometer íris, corpo ciliar, nervo óptico, retina e vítreo [1]. Tumores de órbita podem ser a primeira manifestação de tumor primário de mama e, embora rara, tende a ser mais diagnosticada com o aumento da expectativa de vida destas pacientes [2].
Agende uma consulta hoje mesmo. Porque cuidar da nossa saúde fazendo exames preventivos é fundamental para o diagnóstico precoce de câncer de mama e possíveis metástases oculares.