l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Lentes intraoculares especiais na cirurgia de catarata

Lentes intraoculares especiais na cirurgia de catarata

Inseridas no lugar do cristalino durante o procedimento cirúrgico, as lentes melhoram a qualidade de visão do paciente

 

Os problemas de saúde, em especial aqueles relacionados à perda ou piora da visão, são mais comuns em idades avançadas. Um dos reflexos do aumento da expectativa de vida no Brasil é também o crescimento da incidência de casos desse tipo, com a catarata ocupando lugar de destaque.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há mais de 2 bilhões de pessoas com problemas de visão ou cegueira no mundo. Metade delas tem deteriorações de visão tratáveis, como a catarata, respondendo por mais de 65 milhões de casos. No Brasil, o Ministério da Saúde vem realizando mutirões para realização de cirurgias. (são mais de 600 mil deste tipo por ano), uma das mais demandadas entre as consideradas eletivas.

Além das cirurgias, as lentes intraoculares especiais podem ajudar para quem sofre com o problema. Trata-se de uma lente desenvolvida para ampliar o campo de visão de quem já passou pelo processo cirúrgico e teve a remoção do cristalino natural. Ela possibilita um intervalo contínuo de visão para longe, perto e para média distância.

 

O que é a catarata? 

A catarata é definida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira. Na maior parte dos casos, a catarata desenvolve-se com o passar dos anos e a pessoa só busca ajuda quando a vista embaçada começa a interferir nas tarefas diárias.

 

Sintomas iniciais e tratamento

A troca frequente dos óculos e a visão fosca em locais com muita luminosidade são alguns dos primeiros sintomas sentidos por quem tem catarata. Além deles, podem ocorrer também a necessidade de maior iluminação para leitura, perda de contraste na visão e outras alterações, dependendo da fase do problema.

Não há troca de óculos ou substituição de lentes de contato que resolva: a cirurgia é o único tratamento possível para solucionar definitivamente a catarata. Ela é uma intervenção relativamente simples, realizada com anestesia local e que consiste na troca do cristalino opaco. Em seu lugar, a lente intraocular pode ser implantada, recuperando a visão do paciente.

 

Lentes intraoculares especiais

As lentes intraoculares são próteses fabricadas com materiais cada vez mais modernos e versáteis. Isso permite uma cirurgia livre de problemas, com riscos reduzidos de rejeição ou de inflamação.

As lentes intraoculares conseguem corrigir a visão para curta, média e longa distâncias, interferindo diretamente na qualidade de vida do paciente. Elas não apenas permitem que óculos e lentes de contato convencionais sejam deixados de lado em muitos casos, como oferecem uma visão melhor do que tinham.

O tipo de lente a ser utilizado na cirurgia deve ser escolhido em uma conversa entre o cirurgião e o paciente. Como estas próteses podem, além da catarata, melhorar também outras deficiências de visão, como astigmatismo, miopia e hipermetropia, é importante lembrar destes problemas, a fim de corrigi-los também. Estilo de vida, uso ou não de óculos e necessidades do trabalho, por exemplo, são tópicos que devem ser considerados no momento da escolha.