Vantagens de realizar cirurgias eletivas em um centro cirúrgico ambulatorial

Centro cirúrgico ambulatorial é opção segura e confortável para cirurgias agendadas, entenda.

Alguns procedimentos oftalmológicos podem ser realizados fora do hospital, em um centro cirúrgico ambulatorial. É o caso das cirurgias eletivas, como a cirurgia de catarata.

Esses espaços são seguros e voltados à realização de intervenções de baixa complexidade, quando os procedimentos são minimamente invasivos e não demandam internação.

Os centros cirúrgicos ambulatoriais possuem estrutura e corpo técnico para prestar o atendimento necessário aos pacientes, com salas cirúrgicas especiais e salas de observação. O paciente é liberado no mesmo dia e já pode voltar para casa, dando início à sua recuperação.

O que são as cirurgias eletivas?

A cirurgia eletiva é um procedimento que pode ser planejado e agendado na data que for conveniente ao paciente, ou seja, não tem caráter de urgência ou emergência. Dessa forma, o centro cirúrgico ambulatorial é o local adequado para a sua realização. As cirurgias de catarata e correção de miopia são exemplos de procedimentos eletivos oftalmológicos.

Por que o centro cirúrgico ambulatorial é indicado para os procedimentos eletivos? Listamos abaixo algumas das principais vantagens:

Redução de risco de infecção

A infecção hospitalar é uma preocupação frequente quando se trata de cirurgias. Segundo o Ministério da Saúde, as infecções hospitalares atingem cerca de 14% das internações no Brasil.

Como a permanência mais longa está diretamente relacionada à maior incidência de infecções, o centro cirúrgico ambulatorial oferece baixo risco de infecção, visto que os procedimentos são menos invasivos e o paciente pode ter alta no mesmo dia, como é o caso das cirurgias oftamológicas.

Benefício psicológico do paciente

O bem-estar psicológico dos pacientes é essencial para uma boa cirurgia. A simples entrada em um hospital ou um ambiente que remeta a internações pode trazer abalos psicológicos aos pacientes, principalmente aqueles que nunca passaram por situações assim.

Como o ambiente em um centro cirúrgico ambulatorial não se parece com um hospital, o paciente se sente mais relaxado e tranquilo para as cirurgias. Além disso, com um processo cirúrgico menos estressante, a recuperação é facilitada no pós-operatório.

Melhor recuperação

As cirurgias eletivas realizadas em um centro cirúrgico ambulatorial, em geral, têm tempo de duração mais curto do que as convencionais. São procedimentos mais rápidos e menos invasivos, o que proporciona uma recuperação mais rápida.

Saiba mais sobre cirurgias eletivas – fale com a gente!