Cirurgia Refrativa a laser
Qual é a indicação cirúrgica para correção do grau do óculos pela cirurgia refrativa?
A cirurgia é indicada para pacientes que possuem erros refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo e que sejam aprovados clinicamente para a cirurgia, o que depende da amplitude do erro refrativo, da saúde, formato e espessura da córnea e ausência outras de patologias corneanas.
Como é a cirurgia?
Existem diferentes técnicas cirúrgicas para a cirurgia refrativa. Todas elas utilizam laser para modificar as curvaturas corneanas e corrigir o erro refrativo do paciente. Um laser, denominado, excimer laser, é aplicado na camada mais interna da córnea, o estroma, e para isso a camada mais externa, o epitélio, deve ser levantada num flap ou retirada com uma lâmina cirúrgica.
Para que o excimer laser seja aplicado no estroma, um flap é realizado utilizando um microcerátomo, preservando o epitélio corneano, que será recolocado imediatamente após a aplicação. Essa técnica é chamada de Lasik. A criação do flap também pode ser realizado utilizando um laser de Femtosegundo, técnica então denominada de I-Lasik ou FemtoLasik. No PRK, o epitélio é retirado com uma lâmina cirúrgica ou com álcool (Lasek), sendo regenerado após alguns dias. O PRK é indicado para pacientes com alta miopia ou para aqueles que apresentam a córnea muito fina para a realização do Flap. O Lasik, embora tenha um pós-operatório fácil e uma recuperação visual rápida, pode apresentar complicações no momento da realização do Flap. O tempo de aplicação do laser é inferior a 2 minutos por olho e a cirurgia é realizada, geralmente, nos dois olhos ao mesmo tempo.
Como é o processo de recuperação do paciente?
O paciente vai para casa imediatamente após o procedimento, usando apenas óculos escuros ou protetores de plástico transparente. O Lasik tem como grande vantagem a recuperação mais rápida, com o mínimo desconforto pós-operatório. Em geral, não há necessidade do uso de lente de contato terapêutica no pós-operatório. Já para o PRK, o paciente pode experimentar dor ocular e sensibilidade à luz. É necessário o uso de lentes de contato terapêuticas até a reeptelização estar concluída.