Facectomia por Facoemulsificação e Implante de Lio (Cirurgia de Catarata)
Qual é a indicação cirúrgica da Facectomia por Facoemulsificação e Implante de Lio?
Com o avanço da idade, o cristalino, lente ocular responsável pela convergência da luz e focalização na retina, torna-se opacificado ou nebuloso. Quando isso acontece, os óculos não são mais capazes de melhorar a visão do paciente. Portanto a cirurgia é indicada nesses casos.
Como é a cirurgia?
A Facectomia por Facoemulsificação, com implante de lente intraocular, popularmente conhecida como a cirurgia de catarata, consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo opacificado, num processo chamado Facoemulsificação, onde após a retirada completa da catarata, é implantada uma nova lente no lugar do cristalino opacificado, chamada de Lente Intraocular (LIOs).
Essa moderna técnica permite que todo o cristalino seja aspirado através de uma microincisão, de aproximadamente 2 milímetros, aumentando a segurança do procedimento e possibilita uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de pontos. Além disso, o tempo de recuperação é menor quando a cirurgia é realizada nos estágios iniciais.
É muito importante que seja implantada uma lente de qualidade para que, além de segurança, o paciente tenha uma ótima visão. Existem atualmente diversos modelos de LIOs no mercado, fabricados com material biocompatível dobrável e maleável, permitindo que a lente seja dobrada e inserida no globo ocular através de uma incisão milimétrica, resultando em uma visão de alta definição. O exame de biometria calcula qual o grau da lente deve ser utilizado para cada paciente, levando em conta, suas cirurgias corneanas pregressas, curvaturas de córnea e erro refrativo (grau do óculos) atual. A biometria deve ser realizada com precisão e por um profissional habilitado para que o sucesso cirúrgico seja garantido.
Na Clínica de Oftalmologia Dr. Roberto Pereira Lima, esse procedimento cirúrgico é realizado somente com os modelos de LIOs mais modernos, de qualidade “premium”, tornando a cirurgia mais segura e permitindo a recuperação visual praticamente imediata. Além de contar com um moderno modelo de biômetro (IOL Master) e tecnólogos oftálmicos qualificados, permitindo um cálculo bastante preciso da lente a ser implantada.
Como é o processo de recuperação do paciente?
Para a realização da cirurgia, não é necessário que o paciente permaneça internado, podendo ter alta minutos após a cirurgia, uma vez que a cirurgia dura em média 20 minutos. A anestesia é realizada somente a base de com colírios anestésicos e os pacientes ficam completamente confortáveis durante todo o procedimento. Não são necessários pontos e a recuperação da visão é quase imediata. Os pacientes podem sair da cirurgia caminhando, e podem retomar suas atividades profissionais em poucos dias. Toda a medicação pós-operatória é com colírios. Uma vez realizada a cirurgia, o paciente fica definitivamente livre da catarata, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos nossos pacientes.