l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Crosslinking Corneano

Crosslinking Corneano

Crosslinking Corneano

Qual é a indicação cirúrgica para a realização de Crosslinking de córnea?

O Crosslinking é indicado para pacientes jovens diagnosticados com Ceratocone de grau baixo e em progressão, pacientes com baixo grau de astigmatismo e pacientes que desenvolveram ectasia corneana após cirurgia refrativa.

Como é a cirurgia?

Essa técnica cirúrgica é considerada uma das maiores inovações tecnológicas da Oftalmologia recente. A cirurgia consiste na aplicação de um laser de UVA em associação com Riboflavina (ou vitamina B2), com o objetivo de fortalecer novas ligações químicas entre as moléculas de colágeno, possibilitando um maior enrijecimento da córnea e controle da doença. O laser é aplicado no estroma corneano (camada mais interna da córnea), logo o epitélio (camada mais superficial da córnea) deve ser retirado com lâmina cirúrgica. O procedimento leva cerca de 30 minutos, e é realizado sob anestesia tópica. Após a finalização da cirurgia, uma lente terapêutica é aplicada sobre a córnea e retirada após 5-7 dias.

Como é o processo de recuperação do paciente?

Devido a retirada do epitélio, o paciente pode sentir desconforto, ardência, lacrimejamento ocular e sensibilidade à luz no dia seguinte à cirurgia, com progressiva melhora nos próximos 3-4 dias, quando o paciente já pode retomar sua vida diária. É imprescindível o repouso e o uso correto dos colírios prescritos pelo seu médico. A visão costuma se reestabelecer após cerca de 10 dias.

 

Crosslinking Corneano

Imagem mostrando o procedimento cirúrgico de Crosslinking corneano, com luz UVA incidindo na córnea após exposição à riboflavina.