Crosslinking Corneano
Qual é a indicação cirúrgica para a realização de Crosslinking de córnea?
O Crosslinking é indicado para pacientes jovens diagnosticados com Ceratocone de grau baixo e em progressão, pacientes com baixo grau de astigmatismo e pacientes que desenvolveram ectasia corneana após cirurgia refrativa.
Como é a cirurgia?
Essa técnica cirúrgica é considerada uma das maiores inovações tecnológicas da Oftalmologia recente. A cirurgia consiste na aplicação de um laser de UVA em associação com Riboflavina (ou vitamina B2), com o objetivo de fortalecer novas ligações químicas entre as moléculas de colágeno, possibilitando um maior enrijecimento da córnea e controle da doença. O laser é aplicado no estroma corneano (camada mais interna da córnea), logo o epitélio (camada mais superficial da córnea) deve ser retirado com lâmina cirúrgica. O procedimento leva cerca de 30 minutos, e é realizado sob anestesia tópica. Após a finalização da cirurgia, uma lente terapêutica é aplicada sobre a córnea e retirada após 5-7 dias.
Como é o processo de recuperação do paciente?
Devido a retirada do epitélio, o paciente pode sentir desconforto, ardência, lacrimejamento ocular e sensibilidade à luz no dia seguinte à cirurgia, com progressiva melhora nos próximos 3-4 dias, quando o paciente já pode retomar sua vida diária. É imprescindível o repouso e o uso correto dos colírios prescritos pelo seu médico. A visão costuma se reestabelecer após cerca de 10 dias.