l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Implante de Anel Intraestromal (Anel de Ferrara)

Anel de Ferrara

Implante de Anel Intraestromal (Anel de Ferrara)

Anel de Ferrara

Qual é a indicação cirúrgica do Implante de Anel Intraestromal?

O implante do anel é uma cirurgia desenvolvida há cerca de 50 anos e indicada aos pacientes portadores de ectasias corneanas genéticas e hereditárias, como o Ceratocone e a Degeneração Marginal Pelúcida e ectasias secundárias a cirurgias refrativas (pós Lasik).

Como é a cirurgia?

Consiste no implante de pequenos segmentos circulares (órteses oculares), produzido com PMMA (polimetilmetacrilato), material inerte e biocompatível, que não provoca rejeição, com o objetivo de regularizar as curvaturas da córnea e possibilitar uma melhora na qualidade visual. É um tratamento realizado para evitar o transplante de córnea em casos em que as lentes de contato não ajudam na qualidade da visão do paciente, seja pelo agravamento da doença ectásica ou pela não adaptação do paciente com as lentes de contato. Nem todos os pacientes são candidatos a implantar o anel, portanto uma avaliação pré-operatória com especialista guiado por exames específicos é crucial para um bom prognóstico. A cirurgia é realizada com anestesia tópica. Há também a possibilidade de uso do laser de Femtossegundo para a criação do “túnel” no estroma corneano, onde o anel será implantado.

Como é o processo de recuperação do paciente?

Logo após a cirurgia haverá a instilação de colírios antibióticos e anti-inflamatórios e uma lente terapêutica será colocada sobre a córnea. A recuperação completa ocorre após alguns dias.

 

Implante de Anel Intraestromal

Imagem de córnea contendo implante de anel intraestromal.