Fim de ano e os cuidados com a visão
O fim de ano é a época que muitos planejam viagens e passeios para curtir o verão, a estação mais quente do ano. No entanto, você conhece todos os cuidados que devemos ter com a visão durante esses momentos de lazer?
Enquanto o objetivo da maioria, senão todos, é relaxar e aproveitar cada momento, a saúde ocular acaba ficando de lado, o que é um risco. Atitudes como essa, podem tornar todo o sonho, planejado há meses, em pesadelo.
Neste blog vamos falar das formas de proteger sua visão em viagens com altas temperaturas.
Cuidados com a visão em qualquer época do ano!
Antes de tudo, você já se perguntou quando foi a sua última consulta oftalmológica? Os cuidados com os olhos devem ser mantidos durante os 365 dias do ano.
A Organização Mundial da Saúde aponta que mais de 50 milhões de brasileiros possuem algum problema de visão. Sendo que seis milhões apresentam graus de deficiência grave, como a baixa visão, incluindo meio milhão de cegos.
Muitos desses casos poderiam ser evitados, desde que tivessem o hábito de cuidar corretamente da saúde ocular. Como ocorre com o glaucoma, que só apresenta sinais evidentes quando o quadro já está avançado.
Quais os cuidados com a visão essenciais no verão?
Antes de ser surpreendido com algum incômodo durante a viagem de fim de ano, é necessário planejamento!
Ao pensar nos cuidados com os olhos você precisa entender que alguns acessórios são indispensáveis. Acompanhe a lista e faça o check se você já colocou em sua bagagem:
- Protetor solar: sim, é possível desenvolver câncer de pele nas pálpebras. Por isso, é extremamente importante aplicar o protetor, corretamente e cuidadosamente, na região, que é sensível;
- Óculos de grau: se você precisa utilizá-los, não pense em deixá-los de lado;
- Óculos de sol: em dias de muito calor e em ambientes externos, o acessório se faz necessário por proteger a sua visão de raios UVA e UVB;
- Boné, chapéu ou viseira: não somente para compor o look, mas são importantes por auxiliarem durante toda a viagem.
Além desses acessórios fundamentais durante o passeio, é preciso também se atentar aos cuidados com produtos para os cabelos e pele. Cremes e hidratantes em excesso, e quando aplicados em áreas próximas aos olhos, podem acabar irritando ou causando uma alergia.
Fique atento às águas!
Não tem nada melhor que se refrescar em dias de altas temperaturas com banhos de mar, piscina ou cachoeira, não é mesmo?!
Embora pareça que são águas limpas e inofensivas, os cuidados devem ser redobrados.
Tratando-se de piscinas, é preciso se atentar aos produtos químicos utilizados para deixar as águas cristalinas, podendo ser um risco para todas as idades.
Já em casos de mares e cachoeiras, proteja-se da água salgada, grãos de areia ou qualquer outro objeto que possa atingir seus olhos.
Desta forma, confira quatro dicas essenciais de como se proteger:
- Evite abrir os olhos embaixo d’água;
- Se possível, escolha sempre usar óculos de proteção;
- Após a diversão, lave seus olhos com água doce;
- Se você utiliza lentes de contato, o cuidado deve ser redobrado: se for entrar na piscina, opte pelas lentes de troca diária, pois as chances de contaminação com a água do mar e/ou piscina são grandes. Se for mergulhar, utilize os óculos de natação, que irão proteger mais suas lentes. Se suas lentes forem mensais ou anuais, o melhor é retirá-las antes do banho de piscina e redobrar o cuidado com a limpeza caso as lentes entrem em contato com a água, utilizando sempre produtos específicos.
Colírios devem ser usados com recomendação médica
O uso incorreto de colírios tende a aumentar durante a estação mais quente do ano, sendo comum o número expansivo de casos de inflamações, alergias e até mesmo a conjuntivite.
No entanto, o que parece ser um alívio, imediato e momentâneo, pode encobrir uma doença mais grave e, inclusive, provocar alguma lesão nos olhos.
Antes mesmo de pensar em usar um colírio, reflita as causas deste incômodo que está tendo. São frequentes? Aparecem em qual intensidade?
Os colírios, seja lubrificantes ou vasoconstritores, podem proporcionar algum conforto no momento, mas dependendo da situação é bastante perigoso.
O uso incorreto e prolongado do medicamento pode provocar o desenvolvimento de doenças graves como a catarata. Além disso, pacientes que usam medicamentos contra a depressão ou para controlar doenças cardíacas e respiratórias devem ter muito cuidado na utilização.
O recomendável é sempre procurar um médico oftalmologista da sua confiança para que o incômodo seja diagnosticado e, se necessário, receitar o colírio mais indicado ao seu caso.
Cuide da sua visão na Clínica de Oftalmologia RPL
Não importa a estação, a saúde ocular sempre deve ser mantida. A Clínica de Oftalmologia Dr. Roberto Pereira Lima possui uma equipe multidisciplinar de profissionais, composta por médicos, tecnólogos oftálmicos e enfermeiros.
Aqui você conta com uma estrutura completa para a realização de exames na nossa própria clínica, oferecendo qualidade e atendimento humanizado.
Você terá o seu check-up completo e o acompanhamento para as mais variadas doenças oculares. Agende a sua consulta por aqui!