Já ouviu falar de enxaqueca oftálmica?
Algumas pessoas sentem dores de cabeça muito fortes que são associadas a outros sintomas como alterações na visão, enjoo e intolerância a som alto, por exemplo.
Esses podem ser alguns sintomas de enxaqueca oftálmica, que também recebe o nome de enxaqueca retiniana.
Para saber quais são as causas, sintomas e tratamentos da doença continue lendo este artigo.
Enxaqueca oftálmica: o que é?
Além dos sintomas típicos de enxaqueca comum, na oftálmica o paciente sofre uma perda momentânea do campo visual, percebe a existência de pontos cegos em um dos olhos, tem a visão escurecida e ocorrem distorções na imagem.
É preciso estar atento aos sintomas e à frequência das crises, pois a enxaqueca oftálmica pode indicar problemas neurológicos. Esse tipo de enxaqueca contendo alterações visuais também é conhecida como aura enxaquecosa ou enxaqueca com aura.
Causas da enxaqueca oftálmica
Apesar de afetar diretamente a visão, a enxaqueca oftálmica está diretamente relacionada a problemas neurológicos.
Geralmente, antes das crises intensas de dor de cabeça, ocorre uma alteração rápida, intermitente e reversível da circulação cerebral que pode resultar em isquemia ou irrigação sanguínea insuficiente na retina – por isso algumas pessoas chamam de ‘enxaqueca retiniana’.
Pode estar relacionada, ainda, a diversos fatores como:
- Período menstrual;
- Alterações no sono;
- Estresse;
- Má alimentação;
- Ansiedade
- Distúrbios da ATM etc.
Sintomas da enxaqueca oftálmica e impactos na qualidade de vida
Como já vimos anteriormente, a enxaqueca oftálmica diz respeito à associação de diversos sintomas, que incluem os da enxaqueca comum. São eles:
- Dor de cabeça muito forte;
- Enjoo;
- Fotofobia;
- Sensibilidade ao som;
- Percepção de luzes, como se formassem ziguezagues.
Em casos onde as crises de enxaqueca oftálmica se tornam recorrentes o paciente pode sofrer a morte de células da retina, além de que a condição pode indicar que o paciente esteja com risco de ser acometido por Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Apesar desses sintomas serem bastante desconfortáveis, o maior impacto que o paciente pode sofrer com a enxaqueca ocular é de se sentir mal.
Geralmente, as crises possuem uma duração de 3 a 30 minutos e logo são cessadas, juntamente com os sintomas.
Problemas de visão podem ser responsáveis por crises de enxaqueca?
É muito comum queixas sobre cefaleia em nossos consultórios oftalmológicos, isso acontece devido à relação com problemas visuais que levam os pacientes a deduzir que as dores de cabeça são ocasionadas por alguma disfunção da visão.
Existem algumas doenças oftalmológicas que podem desencadear crises de enxaqueca.
Miopia, astigmatismo e hipermetropia, por exemplo, são problemas refracionais visuais que oferecem indícios fracos de cefaleia durante o começo do dia, mas que, ao final do expediente ou de tarefas (uso do computador, assistir televisão por muito tempo) em que o uso da visão é requerido de forma contínua, tende a piorar ao final do dia, levando a pessoa para uma crise intensa.
Astenopia: a fadiga ocular ou “olhos cansados”
Astenopia é uma condição que caracteriza-se pelo desconforto causado pela exposição prolongada a telas de computadores, celulares e televisões.
A condição pode desaparecer, mas caso ocorra de forma recorrente o método mais eficaz de tratá-la é indo a uma consulta ao oftalmologista e tomando alguns cuidados como realizar ajustes nas configurações de exibição do seu computador e fazer pausas durante o uso de telas, por exemplo.
As características da astenopia vão desde fadiga visual e dores de cabeça até visão turva e vermelhidão ocular.
A forma como você se alimenta pode provocar crises de enxaqueca
Um pequeno ajuste na alimentação pode beneficiar, não só a sua saúde como um todo, mas diminuir as chances de que você tenha episódios de enxaqueca oftálmica.
O consumo em excesso de alimentos como queijos, vinhos, chocolates e café aumentam a probabilidade de sentir dores de cabeça.
Para cuidar da sua alimentação, realize o acompanhamento profissional com um especialista.
Como é feito o diagnóstico para enxaqueca oftálmica?
É preciso que você se consulte com um especialista a fim de identificar a causa das crises de enxaqueca oftálmica.
O médico oftalmologista pode solicitar exames a fim de identificar doenças oculares, alterações retinianas e glaucoma.
Aqui você encontra profissionais qualificados para cuidar da sua saúde ocular e conta com a praticidade de realizar diversos exames no mesmo lugar em que passou por consulta, com acompanhamento de uma equipe de tecnólogos a fim de garantir a qualidade e segurança durante a realização dos exames.
Agende sua consulta online, nos envie uma mensagem agora mesmo.