Você tem glaucoma? Conheça a trabeculoplastia a laser!

glaucoma

Você tem glaucoma? Conheça a trabeculoplastia a laser!

O glaucoma é uma doença ocular que provoca alteração do nervo óptico causando danos às fibras nervosas. O comprometimento do campo visual é uma das grandes e graves consequências. Entre as alternativas de tratamento mais eficazes e que vem trazendo bons resultados aos pacientes é a trabeculoplastia a laser.

Quais os fatores de risco para o glaucoma?

A maioria dos casos relacionados ao glaucoma são resultantes do aumento da pressão intraocular, porém há exceções. Além disso, a doença não apresenta sintomas, levando o paciente a perceber algo diferente com a visão quando o glaucoma já está bastante avançado. Algo comum que ocorre entre os pacientes com glaucoma avançado e sem diagnóstico são acidentes de carro e esbarros em mesas e cadeiras, consequência da perda importante de campo visual.

A doença pode ser classificada em alguns tipos, considerando a sua etiologia. O mais comum, que atinge cerca de 80% dos pacientes, é o glaucoma crônico simples, também conhecido por glaucoma de ângulo aberto. Este é mais incidente em pessoas acima de 40 anos, entretanto, é preciso ter atenção aos demais tipos como o glaucoma de ângulo fechado, secundário e o congênito.

Por ocorrer de forma assintomática, as dificuldades para o diagnóstico precoce são maiores. No entanto, alguns grupos de pessoas têm maior probabilidade de desenvolverem a doença, entre eles estão:

• Diabéticos (sendo o tipo II com mais chances de desenvolver a doença);
  • Cardíacos;
  • Hipertensos;
  • Pacientes que já tiveram doenças nos olhos;
  • Miopia ou alta hipermetropia;
  • Uso prolongado de anticoncepcionais;
  • Quem faz o uso constante de corticoides.

Vale ressaltar que o histórico familiar é outro fator de risco levado em consideração. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% das pessoas que sofrem de glaucoma já tiveram algum caso da doença na família.

Como é feito o diagnóstico de glaucoma?

A visita regular ao oftalmologista de sua confiança é a principal maneira de detectar o glaucoma, sendo o diagnóstico precoce decisivo para conter a doença. Desta forma, em casos de suspeitas de glaucoma, outros exames, além dos de rotina, devem ser feitos ou solicitados pelo médico.

A pressão intraocular varia ao longo do dia e ela pode estar alterada apenas em determinados períodos. Essa variação da pressão é observada pelo médico oftalmologista por meio do exame de curva de pressão ocular (curva tensional diária), que realiza as medições da pressão ocular em diferentes horários do dia. Existe também uma variante desse exame, chamado de teste de sobrecarga hídrica, onde a pressão intraocular é mensurada após o paciente beber uma certa quantidade de água. A ingestão de muita água também provoca o aumento da pressão intraocular.

Além dele, o oftalmologista pode solicitar também a retinografia, estereofoto de papila, microscopia especular, paquimetria e o exame de campo visual computadorizado.

Tratamento para glaucoma: o que é trabeculoplastia a laser?

Em casos de glaucoma, o tratamento tem por objetivo reduzir a pressão ocular voltando à normalidade para que maiores problemas não ocorram, como a perda da visão. A alternativa que vem apresentando resultados satisfatórios aos pacientes é a  trabeculoplastia a laser.

Trata-se de um procedimento que visa corrigir a malha trabecular (localizada entre a córnea e íris, sendo responsável por escoar o humor aquoso, também conhecido por líquido intraocular) e estimular o funcionamento do trabeculado. O trabeculado é responsável pela produção do líquido que preenche a porção anterior dos olhos e em alguns casos de glaucoma, os colírios não são capazes de balancear essa produção. Nesses casos a trabeculoplastia pode ser uma alternativa de tratamento. Além da eficácia, o tratamento é indicado aos pacientes intolerantes a determinados medicamentos devido a reações alérgicas.

Qual o melhor tipo de laser?

Durante o procedimento podem ser utilizados diferentes tipos de laser. Para a trabeculoplastia a laser, o que varia é o tempo de exposição, tamanho da mira e a luz pulsada, por exemplo.

A indicação é feita de acordo com o caso e o grau do glaucoma, recomendada pelo médico oftalmologista. Entre as opções estão:

• Laser de argônio;
  • Laser de diodo;
  • Laser de diodo micropulsado;
  • Seletiva;
  • Laser de titanium sapphire.

Quanto tempo dura o tratamento de glaucoma?

O tempo varia de acordo com a evolução dos resultados. O procedimento é seguro, rápido e possui poucos efeitos colaterais, realizado sem a necessidade de sedação ou algo similar.

Além do tratamento com a trabeculoplastia, o médico oftalmologista pode, também, indicar o uso de colírios. Em alguns casos há a necessidade da realização de uma cirurgia para conter o avanço da doença. Esta deve ocorrer como último recurso. Por conta dos riscos no pré-operatório e, até mesmo, no pós.

Aqui, na Clínica de Oftalmologia Dr. Roberto Pereira Lima, você conta com oftalmologistas que tratam diversos tipos de condições que afetam a saúde ocular, como ambliopia, catarata, olho seco, retinopatia diabética e glaucoma, por exemplo.

Nosso objetivo é indicar o tratamento mais eficaz para o seu diagnóstico. Isso é feito com o auxílio de equipamentos modernos e de uma equipe qualificada e experiente.

Agende sua consulta clicando aqui!