fbpx
l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Oftalmologia RPL

Lentes intraoculares trifocais e suas aplicações clínicas

Você já deve ter escutado falar sobre as lentes intraoculares multifocais e até mesmo das lentes intraoculares bifocais. No entanto, graças ao avanço da tecnologia e por serem bastante requisitadas, atualmente a lente trifocal vem ganhando espaço no Brasil.

No texto a seguir vamos explicar os motivos da procura pela lente intraocular trifocal, quais são seus benefícios e também qual a função dela na cirurgia de catarata e como substituta da cirurgia refrativa em pacientes que não tem indicação para fazê-la.

As lentes intraoculares, também conhecidas como LIOs, são lentes artificiais implantadas no olho para substituição do cristalino opacificado (que ocorre em pacientes com catarata). Existem diferentes tipos de lentes intraoculares no mercado, cada uma com um potencial diferente para a correção visual. As lentes monofocais corrigem apenas o erro refrativo para longe. Dentre essas lentes existem as monofocais esféricas e asféricas (não corrigem o astigmatismo) e as monofocais tóricas (corrigem o astigmatismo). Existem as lentes bifocais, pouco usadas na clínica e que corrigem o paciente para longe e perto e as lentes trifocais. As trifocais apresentam uma tecnologia mais moderna e inovadora, oferecendo ao paciente total independência em relação ao uso de óculos.

Para curiosidade, as lentes intraoculares surgiram em 1949, e foram criadas e implantadas pela primeira vez em uma cirurgia de catarata pelo médico inglês Harold Ridley.

Lentes intraoculares trifocais

As LIOs trifocais têm a proposta de correção dos graus de longe e de perto, além de apresentarem uma região confortável para a visão intermediária. Essas LIOs também podem ser tóricas e corrigir o astigmatismo (trifocais tóricas). Elas apresentam uma tecnologia inovadora e moderna, mas sua indicação é realizada em alguns casos específicos.

Para quem as lentes trifocais são recomendadas?

Elas são indicadas para pacientes que já apresentam catarata e que sofrem de presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada, apresentam a demanda em ter boa qualidade visual para meia distância (uso frequente de computadores) e usam óculos para longe (miopia, hipermetropia e astigmatismo). 

Essas lentes também são indicadas para aqueles pacientes jovens e que não são aprovados para a cirurgia refrativa.

Vantagens das lentes trifocais

As lentes trifocais, as mais modernas do mercado, promovem diversos benefícios ao paciente, alguns deles são:

  • Mais conforto na visão de distância intermediária;
  • Melhoria da visão noturna;
  • Diminuição da incidência de vislumbramento.

Contraindicações

Não são recomendadas para pacientes que passam longos períodos dirigindo durante a noite, e para quem não se incomoda com o uso dos óculos.

Cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa é indicada para pacientes com mais de 20 anos, que sempre sonharam em se livrar dos óculos de uma vez por todas.

Enfatizamos que seu médico deverá avaliar, com o auxílio dos exames pré operatórios, a ausência de doenças oculares ou alguma outra contraindicação para a cirurgia.

É um procedimento minimamente invasivo e indolor que faz o uso de um colírio anestésico. Dependendo da técnica utilizada, o paciente pode sentir algum tipo de desconforto, porém a recuperação costuma ser rápida. 

Os riscos são mínimos, desde que seja realizado um estudo prévio detalhado, levando em consideração todas as características da córnea do paciente. A cirurgia refrativa é rápida, com duração média de dez minutos para ambos os olhos e o paciente fica apto para voltar a realizar suas atividades de rotina em até três dias.

Lentes trifocais como alternativa para impossibilidade de cirurgia refrativa

Alguns pacientes apresentam características como grau elevado, córnea muito fina ou curvada, ou presença de alguma patologia corneana que fazem com que se torne inviável a realização da cirurgia refrativa. 

Uma alternativa é, justamente, o implante de lentes intraoculares trifocais.

A cirurgia costuma ser rápida (cerca de 30 minutos para cada olho) e a recuperação é tranquila (evite fazer esforço físico por pelo menos, 15 dias).

Ressaltamos que as lentes trifocais são ideais para pacientes que desejam diminuir a dependência dos óculos, tanto de longe, intermediário (computador) e perto (leitura). É a tecnologia mais moderna, no entanto necessita da avaliação de um especialista para a correta indicação.

Consulte um profissional qualificado para fazer o procedimento

Tanto na avaliação como no procedimento cirúrgico em si, é fundamental que o paciente procure um médico especializado e que oriente da forma mais clara possível.

Ou seja, que realize uma anamnese completa a fim de investigar quais as reais necessidades do paciente, as expectativas com relação às lentes, como é o seu dia a dia (rotina e hobbies) e que explique as vantagens e desvantagens de cada procedimento.

Preparamos uma lista com pontos importantes que devem ser debatidos com o médico da sua confiança, veja:

  • A decisão das lentes que vão melhor se encaixar no seu perfil;
  • Os exames pré-operatórios;
  • A cirurgia de implante da lente;

Clínica de Oftalmologia Dr. Roberto Pereira Lima

A Clínica de Oftalmologia Dr. Roberto Pereira Lima trabalha com um corpo clínico altamente experiente e qualificado em diversas especialidades oftalmológicas. A equipe multidisciplinar de profissionais possui anos de experiência e formação nas melhores universidades do país, passando por tecnólogos, médicos e enfermeiros.

Conte com nossa equipe para cuidar da sua saúde ocular. Entre em contato conosco e agende sua consulta.