A Síndrome do Olho Seco pode prejudicar sua qualidade de vida!

A Síndrome do Olho Seco possui, como principal característica, uma disfunção nas glândulas que produzem as lágrimas.

É normal que a gente sinta, em alguns momentos, uma sensação de areia nos olhos, como se algo estivesse incomodando e as lágrimas não fossem suficientes para solucionar o problema.

Mas, se essa situação se tornar rotineira, é preciso buscar ajuda de um médico oftalmologista e redobrar a atenção e os cuidados com a saúde dos seus olhos.

O que é a Síndrome do Olho Seco?

Essa condição é crônica e faz com que pacientes acometidos pela doença sofram com uma disfunção na produção de lágrimas, deixando o olho fique mais seco do que o normal.

A sensação que se tem é de que os olhos têm areia dentro.

Lágrimas: um lubrificante natural para os olhos

As lágrimas desempenham um papel importantíssimo no nosso organismo: são elas as principais responsáveis por manter nossos olhos saudáveis e protegê-los de corpos estranhos.

Quer saber de uma curiosidade? A lágrima é composta de 3 camadas, a externa, a intermediária e a interna.

A camada externa é composta de lipídeos que impedem a evaporação das camadas abaixo dela, é responsável por manter a lágrima aderida ao globo ocular e evita que as lágrimas escorram dos olhos.

A camada intermediária é composta de água, sais minerais e proteínas. O gosto salgado que sentimos ao provar a lágrima se dá por conta desses sais. Essa camada ajuda a manter a superfície da córnea bem lisa para não deformar a visão e é responsável pela sensação de lubrificação dos olhos.

Já a camada mais interna, ou camada de mucina, é composta de glicoproteínas, responsáveis pela aderência e distribuição uniforme da lágrima pelo globo ocular.

Na lágrima também pode ser encontrada a lisozima, enzima com ação antimicrobiana que auxilia contra infecções decorrentes de fungos e bactérias.

As lágrimas são produzidas pelas Glândulas Lacrimais (parte aquosa da lágrima), pelas Glândulas de Meibomius, Glândulas de Moll e Zeis (parte lipídica da lágrima) e pelas células caliciformes da conjuntiva (camada de mucina da lágrima).

Principais causas do Olho Seco

Alguns fatores podem influenciar no surgimento da doença, são eles:

• Condições do ar: exposição a locais muito secos, ao ar-condicionado ou a ambientes que estejam com muito vento;
  • Uso de lentes de contato;
  • Alterações hormonais: causadas pelo uso de anticoncepcionais, pela menopausa ou pela gravidez, por exemplo;
  • Algumas doenças crônicas: diabetes, artrite reumatoide e doença de Parkinson são alguns exemplos;
  • Exposição excessiva às telas;
  • Uso de determinados remédios: alguns medicamentos podem ter como efeito colateral a diminuição da produção de lágrimas.

Aprenda a identificar a doença

Os sinais e sintomas da doença surgem quando ocorre a diminuição na produção de lágrimas. Isso acontece, geralmente, ao final do dia e faz com que a lubrificação dos olhos sofra um desequilíbrio, traduzido em um desconforto ocular.

Ao final de um dia onde você ficou exposto ao ar-condicionado, às mais variadas telas (celular, computador, tablet, televisão etc) e à poluição do ar, é possível observar algumas mudanças no comportamento dos seus olhos e da sua visão. Algumas dessas alterações são:

• Vermelhidão nos olhos;
  • Fotofobia (aumento da sensibilidade à luz);
  • Coceira nos olhos;
  • Visão embaçada;
  • Sensação de areia nos olhos.

Diagnosticando a Síndrome

Se pararmos para analisar, os sintomas da Síndrome do Olho Seco são bem parecidos com outras condições oftalmológicas como conjuntivite e alergias, não é mesmo?

Por isso, é muito importante buscar ajuda médica para que sejam realizados alguns exames a fim de promover um diagnóstico assertivo sobre a condição, zelando pela qualidade de vida e pela saúde ocular do paciente.

O médico oftalmologista é o profissional indicado para avaliar, diagnosticar e tratar problemas relacionados à visão e à saúde dos seus olhos.

Existe tratamento para a Síndrome do Olho Seco?

O tratamento deve ser definido por um oftalmologista de sua confiança e seguir de acordo com as particularidades do seu caso.

O foco principal é melhorar a lubrificação dos olhos, objetivo que pode ser alcançado de duas formas:

• Por meio do uso de colírios específicos que promovem maior lubrificação dos olhos;
  • Ou realizando uma técnica de obstrução da saída do canal lacrimal, visando conservar as lágrimas no olho do paciente por mais tempo.
  • Nos casos mais graves da doença podem ser indicados a utilização de plugs da drenagem lacrimal que evitam o escoamento da lágrima. Também podem ser prescritos colírios com corticoides e até mesmo indicada cirurgia.

Além disso, algumas ações cotidianas podem ajudar no tratamento e na melhora da qualidade de vida do paciente. São elas:

• Ingerir bastante água;
  • Evitar exposição às telas;
  • Não se expor, com frequência, a lugares que possuem ar-condicionado;
  • Evitar lugares que tenham muita fumaça;
  • Fazer uso de lubrificantes oculares prescritos pelo seu oftalmologista.

O mais importante é consultar um oftalmologista de sua confiança, realizar os exames necessários e seguir as orientações do seu médico para que o tratamento tenha o resultado esperado.

Equipe especializada e realização de exames

Na Clínica de Oftalmologia Dr. Roberto Pereira Lima você encontra profissionais qualificados e prontos para te ajudar.

Além disso, contamos com diversos equipamentos que permitem a realização de exames na própria clínica, proporcionando maior praticidade e comodidade para você, paciente.

Entre em contato conosco e agende sua consulta.