Conheça os mitos e verdades sobre a cirurgia de catarata

catarata

Conheça os mitos e verdades sobre a cirurgia de catarata

A catarata é uma das principais doenças responsáveis pela perda de visão em todo o mundo. A lesão ocular afeta diretamente o cristalino, uma espécie de “lente natural” presente em nossos olhos.

Localizado atrás da íris do olho, o cristalino é uma das estruturas responsáveis pelo foco da visão. Por ele, passam os raios de luz que chegam até a retina, etapa inicial do processamento e formação de tudo o que você enxerga.

Antes do diagnóstico da catarata, é comum acontecer um processo de envelhecimento dessa região do olho, chamado presbiopia. Também conhecida como vista cansada, a presbiopia é responsável pela perda da elasticidade do cristalino, fazendo com que os olhos diminuam a capacidade de enxergar com nitidez para perto.

O problema é bastante comum em pessoas com mais de 45 anos, período da vida em que muitas pessoas começam a utilizar óculos para conseguir ler e realizar atividade de curta distância.

Quando desenvolve-se a catarata, o cristalino do olho torna-se opaco, comprometendo ainda mais a visão do paciente, agora tanto para perto como para longe também.

Sintomas e tratamento da catarata

Com evolução lenta e gradual, a catarata é causadora de 48% dos casos de cegueira em todo o planeta. Isso significa que 65,2 milhões de pessoas já foram atingidas, de acordo com o segundo relatório mundial sobre a visão realizado pela OMS. No Brasil, surgem cerca de 552 mil novos casos da doença a cada ano.

Visão turva e dupla, sensibilidade à luz e dificuldades para andar, dirigir e ler são alguns dos principais sintomas desta doença que acomete, na maioria dos casos, pessoas acima de 65 anos, diabéticos, tabagistas, usuários prolongados de corticoides e portadores de doenças infecciosas nos olhos, que são considerados grupo de risco para a condição. Traumas oculares também podem ser desencadeadores da catarata.

Mas a boa notícia é que a catarata tem tratamento, realizado por meio de um procedimento rápido e seguro, que dura entre 15 e 30 minutos, no qual o cristalino opaco é substituído por uma lente artificial intraocular (LIO) capaz de recuperar as funções oculares que haviam se perdido.

Conheça a seguir alguns mitos e verdades a respeito da cirurgia de catarata

A recuperação é demorada

Mito. O processo de recuperação varia de acordo com o estágio em que a visão do paciente se encontrava antes da cirurgia ser realizada. Quanto antes o procedimento for feito, menor será o tempo de recuperação do paciente e menores as chances de complicações cirúrgicas, possibilitando ao paciente a retomada de suas atividades normais em um curto período de tempo.

O procedimento é doloroso

Mito. Antes da cirurgia, é aplicada uma anestesia local com colírios anestésicos. Portanto, o paciente dificilmente irá sentir dor durante o procedimento cirúrgico.

Ocorrem sangramentos durante a cirurgia de catarata

Mito. Com os avanços tecnológicos, a cirurgia de catarata não causa mais sangramentos e nem dores. Isso se deve, também, ao fato de ser um procedimento minimamente invasivo.

O paciente não pode lavar a cabeça após a cirurgia

Mito. É possível tomar banho normalmente e lavar a cabeça, porém é necessário tomar alguns cuidados para que água e sabão não entrem nos olhos.

A catarata pode voltar a aparecer

Mito. O cristalino do olho é substituído por uma lente artificial, cuja vida útil ultrapassa os 100 anos, por isso não existe possibilidade de haver a reincidência da doença após a realização do procedimento. Um procedimento necessário possível é a limpeza da LIO (Capsulotomia), que ocorre apenas 1x após a cirurgia.

A visão volta ao normal logo após a cirurgia

Verdade. Geralmente, o paciente fica apenas um dia com dificuldades para enxergar com nitidez. Em alguns casos mais complexos, a recuperação é mais lenta e pode levar alguns dias.

O procedimento é realizado apenas com anestesia local

Verdade. A anestesia é local, feita por meio da aplicação de colírios anestésicos.

Problemas de refração podem ser corrigidos com a cirurgia

Verdade. Miopia, hipermetropia e astigmatismo também podem ser corrigidos por meio da cirurgia de catarata, restabelecendo a visão do paciente.

Não é necessário utilizar mais óculos

Verdade. Como citamos anteriormente, problemas de refração podem ser solucionados com a realização da cirurgia. Em alguns casos, o paciente pode optar por continuar utilizando-os, mas com graus bem menores.

É necessário fazer uma dieta leve no período pré-operatório

Verdade. É importante que o paciente tenha uma alimentação saudável antes de realizar a cirurgia. Fale com o seu oftalmologista e pergunte quais alimentos são indicados e quais você deve evitar nessa fase pré-operatória.

Há como se prevenir contra a catarata?

Verdade. Utilize óculos de sol e tenha hábitos saudáveis. A proteção contra os raios UVA e UVB pode ser feita com o uso de óculos escuros. Hábitos saudáveis como boa alimentação e atividade física podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento do cristalino.

Colírios curam a catarata.

Mito. Apenas o procedimento cirúrgico é capaz de curar a catarata. Lentes, colírios, massagens não são procedimentos indicados, nem reconhecidos pela comunidade científica para o controle da doença.

Nós, da Clínica de Oftalmologia Dr. Roberto Pereira Lima, estamos prontos para ajudar você com sua saúde ocular.

Entre em contato e agende sua consulta.