fbpx
l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Oftalmologia RPL

doenças oculares

Mulheres têm mais chances de desenvolver doenças oculares. Entenda o porquê

Você sabia que as mulheres são mais propensas a ter doenças oculares do que os homens? Fatores como hormônios, gestação e doenças autoimunes podem ser os principais motivos para desencadear os problemas de visão.

Segundo informação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2020, duas a cada três pessoas com deficiência visual são mulheres, totalizando 27 milhões de deficientes visuais do gênero feminino

Doenças como lúpus, artrite, e esclerose múltipla costumam ter maior incidência no sexo feminino, e todas essas condições afetam diretamente a saúde ocular. Durante a gravidez, a mulher pode ficar com seus olhos secos, ter a visão embaçada e desenvolver pré-eclâmpsia, causando alterações na qualidade da visão e maior sensibilidade à luz.

Continue lendo o post, entenda os motivos das mulheres serem mais propensas ao desenvolvimento de problemas oculares e como reduzir essas chances. Acompanhe!

Porque as mulheres têm mais chances de desenvolver doenças oculares?

Existem diversos fatores que influenciam o surgimento de doenças oculares com maior incidência em mulheres. Alguns deles são:

Maior expectativa de vida

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde de 2016, a média da expectativa de vida das mulheres é de 74 anos, enquanto a dos homens é de 69 anos.

No entanto, o aumento da expectativa de vida da mulher vem acompanhado de implicações significativas quando se trata de sua saúde ocular. Isso porque a idade é um fator de risco considerável para algumas das doenças oculares, como a Catarata e a Degeneração Macular Relacionada à idade (DMRI).

Distúrbios hormonais

A mudança dos níveis hormonais ao longo da vida de uma mulher é muito maior do que a do homem. Puberdade, gravidez e menopausa podem gerar picos hormonais que afetam a visão, resultando em alteração do grau do óculos, por exemplo.

Mudanças acentuadas dos níveis de estrogênio não são nocivas, no entanto, quando temos um quadro de flutuação considerável é possível que a mulher desenvolva a síndrome do olho seco, inclusive apresente visão turva. Os sintomas mais comuns da síndrome do olho seco são olhos vermelhos e lacrimejantes, coceira e irritação. O acompanhamento com o oftalmologista é importante para o controle dessa patologia.

Medicamentos

As mulheres, em média, ingerem mais medicamentos que os homens. Isso inclui aqueles que são prescritos por médicos e os de venda livre. O que muitas delas não sabem é que muitos desses medicamentos podem comprometer a saúde dos olhos, sobretudo em altas dosagens e por um longo período de uso.

Entre os medicamentos que podem afetar o sistema ocular estão corticosteroides, antidepressivos, anti-histamínicos, medicamentos antipsicóticos, etc. Portanto, é importante avaliar junto ao médico quais as possibilidades do medicamento prescrito afetar a visão.

Distúrbios autoimunes

Doenças autoimunes como síndrome de Sjogren, esclerose múltipla e lúpus afetam diretamente a visão. E, como 75% das pessoas que apresentam alguma doença autoimune são do sexo feminino, elas também estão mais suscetíveis a esses problemas oculares.

O que as mulheres podem fazer para preservar sua saúde ocular?

Independente do sexo, é importante adotar um posicionamento preventivo no cuidado dos olhos para preservar a visão.

Comece optando por uma alimentação saudável e rica em vitaminas A, C, E, ômega-3 e zinco, focando na ingestão de alimentos como peixes, alho, cebola, folhagens verdes, ovos, azeite de oliva, cenoura, laranja, entre outros. É fundamental, também, realizar atividade física regularmente, evitar o consumo de tabaco e bebida alcoólica.

Além de adotar um estilo de vida saudável, um ponto que ajuda a minimizar o risco de doenças oculares são as consultas regulares com o oftalmologista. Nesta consulta podem ser solicitados exames a fim de identificar sinais precoces de diversas doenças. Ao detectar precocemente uma doença ocular, as chances de um prognóstico melhor são maiores.

Cuide da sua visão, não deixe para tratar uma doença ocular quando ela já estiver em estágio avançado. Entre em contato conosco e agende sua consulta com um de nossos profissionais.